critica

O Perigo do Glúten

O Perigo do Glúten

 

Autores: Dr. James Braly e Ron Hoggan

 

Assunto recorrente nas mais diversas rodas de conversas, o glúten tem sido alvo de muitos estudos sobre a sua participação no agravamento de diversos tipos de doenças, não apenas para as pessoas portadoras de doença celíaca e com certa sensibilidade, mas outras como câncer, doenças intestinais, autoimunes e até mesmo doenças neurológicas e psiquiátricas.

Neste livro, os autores aliam os fatos científicos aos relatos de pacientes, e é um convite para que façamos, no mínimo, um teste para verificarmos que talvez estes estudos não sejam apenas mais uma ‘dieta da moda’, como alguns falam, mas sim, uma nova visão sobre o que comemos e a relação que tem com o nosso organismo.

No meu caso, mesmo não tendo doença celíaca, tenho feito o teste na diminuição considerável do glúten e o resultado em questões relacionadas ao bem estar e à disposição, tem compensado a pesquisa nos supermercados e lojas especializadas no assunto. Também tenho acompanhado pacientes que tem aceito o convite para estas mudanças alimentares e a sensação de melhora em muitos aspectos tem sido consideráveis. Contudo, isso não é uma dieta, mas sim, parte de reeducação alimentar.

 

Psicanalista Douglas Brito