critica

Francisco de Assis, O Santo relutante

Francisco de Assis, O Santo relutante

Autor: Donald Spoto

 

Sempre fui fã e devoto de São Francisco de Assis. Busquei, ao longo dos ultimos anos, conhecer sobre a sua vida e obras, familiarizei-me com tudo isso. Estive em Assis, conheci ‘in loco’ cada marco de sua passagem, no entanto, desde o momento que ganhei o livro, tornou-se o meu livro de cabeceira, daqueles que nem empresto (risos).

Os fatos históricos, sejam políticos, sociais ou religiosos foram retratados a partir de pesquisas minuciosas, avaliado e analisado com delicadeza e extremo cuidado para que o leitor consiga contextualizar os fatos nos respectivos momentos.

Depois de ler tudo isso, ficam mais claros ainda os motivos que levaram este santo a ser tão venerado e querido por todos, em todos os tempos e regiões.

O livro, mesmo com todas estas informações, é envolvente e empolgante, nos leva a vislumbrar os locais por onde Francesco Bernardone viveu até se tornar São Francisco de Assis.

Ele foi um exemplo de homem comum, sem pretensões politicas, desprendido de condições e intenções materiais, mas com grande intimidade com a sua fé, o  que certamente inspirará o leitor, independente de conceito religioso ou apreço pela obra de São Francisco.

 

Psicanalista Douglas Brito