Artigos

A importância do entusiasmo

Por Douglas Brito
Entusiasmo

A palavra entusiasmo vem do grego e significa ter um deus dentro de si. Os gregos eram politeístas, isto é, acreditavam em vários deuses. A pessoa entusiasmada era aquela que era possuída por um dos deuses e por causa disso poderia transformar a natureza e fazer as coisas acontecerem. Assim, se você fosse entusiasmado por Ceres (deusa da Agricultura) você seria capaz de fazer acontecer a melhor colheita, e assim por diante. Segundo os gregos, só pessoas entusiasmadas eram capazes de vencer os desafios do cotidiano. Era preciso, portanto, entusiasmar-se.

Assim, o entusiasmo é diferente do otimismo. Otimismo significa eu acreditar que uma coisa vai dar certo. Talvez até torcer para que ela dê certo. Muita gente confunde otimismo com entusiasmo. No mundo de hoje, na empresa de hoje, é preciso ser entusiasmado. A pessoa entusiasmada é aquela que acredita na sua capacidade de transformar as coisas, de fazer dar certo. Entusiasmada é a pessoa que acredita em si. Acredita nos outros. Acredita na força que as pessoas têm de transformar o mundo e a própria realidade.

E só há uma maneira de ser entusiasmado. É agir entusiasticamente! Se formos esperar ter as condições ideais primeiro, para depois nos entusiasmarmos, jamais nos entusiasmaremos com coisa alguma, pois sempre teremos razões para não nos entusiasmarmos. Não é o sucesso que traz o entusiasmo, é o entusiasmo que traz o sucesso. Conheço pessoas que ficam esperando as condições melhorarem, a vida melhorar, o sucesso chegar, para depois se entusiasmarem. A verdade é que jamais se entusiasmarão com coisa alguma. O entusiasmo é que traz a nova visão da vida.

Nesta semana, gostaria de perguntar a você como vai o seu entusiasmo. Como vai seu entusiasmo pelo Brasil, pela sua empresa, pelo seu emprego, pela sua família, pelos seus filhos, pelo sucesso de seus amigos? Se você é daqueles que acham impossível entusiasmar-se com as condições atuais, acredite, jamais sairá desta situação. É preciso acreditar em você. Acreditar na sua capacidade de vencer, de construir o sucesso, de transformar a realidade. Deixe de lado todo o negativismo. Deixe de lado o ceticismo. Abandone a descrença e seja entusiasmado com sua vida e principalmente entusiasmado com você. Você verá a diferença.

Artigos recentes

Ansiedade

É possível diminuir a ansiedade   Como escapar das armadilhas da mente que, diante do desconhecido, cria  pensamentos negativos e gera ansiedade. Problemas se resolvem com ação. Para se livrar da ansiedade, primeiro é preciso entendê-la. A ansiedade é o resultado de um processo de aceleração da mente. Ela é desencadeada pelo contato com o […]

Somos inteiros ou apenas fragmentos?

Somos inteiros ou apenas fragmentos? Saia um pouco da rotina e pense em como anda sua vida… Neste exato momento em que você lê este artigo, você está fazendo quantas coisas mais? Quantas coisas existem na sua mesa? Quantas preocupações existem em sua mente? Quantas coisas pra fazer mais tarde… Quantas coisas que você deixou […]

Entrevista
Geração tarja preta

Douglas é entrevistado pela Metropole Magazine para o artigo “Geração Tarja Preta”. Clique aqui para ler

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *